Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

sábado, 12 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro - Dia da Amizade!







"Tanto quanto no amor, há na amizade um mistério que a transcende.

Como descrever a sensação de ser aconchegado pelo outro? Como definir um sentimento que se anuncia em afinidade e aceitação espontânea?

A amizade conjuga-se na adivinhação natural do outro, mesmo se não existem palavras explícitas ou gestos reveladores. Ser amigo é um exercício que supõe cumplicidade e independência, porque é a convivência, fruto da vontade do estar próximo, ainda que o estar presente, signifique algumas vezes, respeito à solidão do outro.

Ser amigo é acompanhar a composição do álbum da vida do outro, quando nos fotografamos e somos fotografados em momentos coloridos e em preto e branco. É fazer parte da lente do outro, sem ofuscar o foco de si mesmo e daquele, a quem chamamos de amigo. É, se preciso for, sinalizar os melhores ângulos da vida, quando o outro já não se permite fotografar em novos cenários.


Quando há amizade, não existem medidas cronológicas que denunciem separações e nem tampouco os ponteiros da distância a marcarem ausências. Há encontro sempre, ainda que apenas no horizonte do pensamento, na linguagem afetiva do lembrar ou nos códigos amorosos do silêncio consentido e conhecido entre ambos."
(Fernanda Guimarães - Recanto das Letras - Uol)


A amizade



Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.

Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem".

O Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails