Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

sábado, 23 de outubro de 2010

Plano de Aula: Minha família - 1ª série


Série: 1ª Série do Ensino Fundamental


Duração: 04 aulas


Objetivos:

-Valorizar a família;

-Reconhecer o esforço dos pais;

-Aumentar o amor aos pais;

- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam;

- Fazer separação e contagem das sílabas.


Conteúdo

Geografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares

Português: Sílaba e Divisão Silábica.

Metodologia da 1ª Aula:

Iniciaremos a aula com a leitura de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas. Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura, concentração e observação.

Após a atividade realizada, faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também fazer comparações.

Daremos aos alunos uma atividade para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos pais, pois está relacionada à família.


Metodologia da 2ª Aula:

Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.

Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:

-Quem quer contar uma história sobre a sua família?

O interessante dessa aula é estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhe é solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam realizar sozinhas.

Após todas essa conversar e também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.

Materiais Utilizados:

Quadro, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.


Avaliação:

Iremos avaliar a participação individual e em grupo.

Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.

Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.

Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e histórias apresentadas nas duas aulas dadas.

 
HISTÓRIA DO PEIXINHO


O Peixinho Glub



Num laguinho, o peixinho Glub brincava feliz

com o seu amiguinho Tibum.

Mas a irmã de Tibum chamou:

-Vem mano, vamos ver a vovó...

Glub ficou sozinho e foi procurar sua mamãe...

olhou para atrás das pedras

no fundo do lago, mas mamãe não estava ali!

Glub continuou procurando...

Encontrou o Sr. Peixão e perguntou...

- Você viu minha mamãe?

-Não Glub, não vi – respondeu o Sr. Peixão.

E o peixinho teve uma idéia:

O sapo Pulinho saberia,

Afinal ele era o bichinho mais sabido do lago...

-Pulinho, você viu minha mamãe?

E o sapo disfarçou e não respondeu...

Glub não entendeu o porquê!

Então ele voltou tristonho

para a sua casa e... SURPRESA?

Sua mamãe e todos os esperavam com uma bela festa!

Era o seu aniversário, e ele havia esquecido!

Que bom ser um peixinho legal

E ganhar uma surpresa assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails