Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

sábado, 23 de outubro de 2010

Dança


Plano de Aula: Dança.


Disciplina: Arte

Duração: 90 minutos

Série: Todas as séries.


Objetivos Gerais:

Conhecer Arte no ensino médio significa os alunos apropriarem-se de valores culturais estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Para grande parte dos alunos, a disciplina da arte tornou-se simplesmente atividades de desenhar e pintura, trazendo para eles uma aula metódica e cansativa.

É fundamental que os alunos possam dar continuidade aos conhecimentos práticos aprendidos em níveis anteriores da escola básica e em sua vida cotidiana.

O intuito do processo de ensino aprendizagem de Arte é assim, o de:

- Capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidade culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.


Objetivos Específicos:

-Compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos;

- Interessar-se pela dança como uma atividade coletiva;

- Compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural.


Atividades Aplicadas:

- Daremos uma breve explicação sobre a importância da dança na educação infantil, sobre as metodologias e a avaliação;

- Faremos um aquecimento;

- Dançaremos 03 (três) músicas da Xuxa:

1ª) Música: “Cabeça, ombro, joelho e pé”: Trabalharemos as partes do corpo.

2ª) Música: “Vem brincar no zoológico”: Trabalharemos diferentes tipos de animais, utilizando a mímica e seus diferentes sons.

3ª) Música: “Pra  frente e pra trás”: Trabalharemos a lateralidade e socialização.

- Após o termino da dança, faremos um alongamento.


Recursos:

- Rádio, CD da Xuxa e o corpo.


Avaliação:

Com essa atividade pretende-se avaliar se o aluno reconhece o funcionamento de seu corpo no movimento, demonstrar segurança ao movimentar-se. Isso permite avaliar se o aluno desenvolve-se na criação em grupo de forma solidária, se é capaz de improvisar e criar seqüência de movimento em grupo, se interage com os colegas respeitando as qualidades individuais de movimento, de modo a cooperar com aqueles têm dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails