Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

sábado, 15 de junho de 2013

Sacola Literária

Sacola Literária é leitura para toda família
 
 Dei inicio ao projeto Leitura em Minha Casa. O qual tem por objetivo despertar o gosto pela leitura e colocar as crianças da educação infantil, e suas respectivas famílias, em meio a situações que envolvam as habilidades da leitura e da escrita, através da utilização de livros e textos em diferentes modalidades, adequados para a faixa etária dos envolvidos.
A leitura trabalha com o desenvolvimento da mente e a sua prática frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização, promove o aprendizado e ajuda em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre diferentes assuntos, bem como, estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o êxito da aprendizagem. Nesse sentido, pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.
Considerando a importância que a leitura tem no desenvolvimento da aprendizagem, surge, então, esse trabalho, que visa à parceria entre a  família e a escola a fim de construir estratégias integradas para o desenvolvimento dessa habilidade, e, especialmente, com o compromisso de ajudar a despertar o gosto pela leitura. No desenvolvimento desse trabalho a família tem papel fundamental, sendo a mediadora entre a criança e o livro. Dessa forma, o incentivo e a participação da família são indispensáveis para a execução desse projeto”; Explicou a Diretora Andreia Luzatto.
Cada educando levará para casa uma sacola que será chamada de “Sacola Literária”, e nela estarão textos em diferentes modalidades para a faixa etária do aluno e dos membros da família. Acompanhará a sacola um caderno de memórias literárias, nele o aluno fará o registro do material lido (os alunos em processo de alfabetização poderão desenhar a história contada pelos pais) e, posteriormente, também os familiares registrarão no caderno a leitura desenvolvida pela família. A sacola ficará uma semana em cada família, e quando for devolvida para a escola será encaminhada para outra família.
 







Espero que vocês gostem!!! Beijos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails