A tarefa de casa é uma atividade importante para a
formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e
professores
Texto Marina
Azaredo
Foto: Fernanda Sá
A rotina de estudos não deve
acabar na porta da escola
Qual a importância da lição de casa?
Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo
fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais
devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem
dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são
algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus
pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois
escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto
alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na
porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo
deve continuar, sob a forma da lição de casa - também chamado de dever de casa
ou tarefa de casa.
"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."
"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.
Leia os tópicos abaixo e tire suas dúvidas sobre a lição de casa.
"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."
"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.
Leia os tópicos abaixo e tire suas dúvidas sobre a lição de casa.
Qual é a importância da lição de
Casa?
A lição de
casa é importante para pais, alunos e professores.
Para o aluno, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor , é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.
Para o aluno, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor , é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.
Toda lição de casa é igual?
Não. "Existem
três tipos diferentes de lição: aquela que sistematiza conhecimentos, a lição
preparatória para a aprendizagem e a lição de aprofundamento. As três servem a
objetivos diferentes, mas são igualmente importantes", afirma Luciana Fevorini,
do Colégio Equipe, em São Paulo. Por isso, a lição de casa não deve ser vista
apenas como uma obrigação, mas sim como uma parte fundamental dos estudos que,
se for deixada de lado, pode comprometer o aprendizado.
Especialistas classificam a
lição de casa em três tipos diferentes:
- Lição que sistematiza conhecimentos: é o tipo de lição mais comum. Nessa modalidade, o aluno faz exercícios, sozinho. Analisando as respostas, o professor verifica quais são os principais problemas individuais e coletivos da turma e pode reforçar os conteúdos em que os alunos apresentam mais dificuldades.
- Lição preparatória: é a lição que introduz um novo tema. Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias de jornais relacionadas ao assunto. Assim, antes de introduzir o novo conteúdo, ele sonda o que os estudantes já sabem sobre ele.
- Lição de aprofundamento: é a lição em que o aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais longos. Pode ser uma pesquisa sobre determinado assunto ou a apresentação oral de um trabalho.
- Lição que sistematiza conhecimentos: é o tipo de lição mais comum. Nessa modalidade, o aluno faz exercícios, sozinho. Analisando as respostas, o professor verifica quais são os principais problemas individuais e coletivos da turma e pode reforçar os conteúdos em que os alunos apresentam mais dificuldades.
- Lição preparatória: é a lição que introduz um novo tema. Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias de jornais relacionadas ao assunto. Assim, antes de introduzir o novo conteúdo, ele sonda o que os estudantes já sabem sobre ele.
- Lição de aprofundamento: é a lição em que o aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais longos. Pode ser uma pesquisa sobre determinado assunto ou a apresentação oral de um trabalho.
"Os pais devem
participar da vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os
estudantes aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal,
demonstrar curiosidade em relação à rotina de estudos. Eles podem, inclusive,
ajudar a tirar dúvidas se tiverem prazer nisso, mas não devem fazer os
exercícios pelo filho", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola Móbile. Ou
seja, os pais podem ajudar, sim. Mas é importante que não atravessem a criança.
A lição de casa é, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer sozinho,
justamente para que os professores descubram quais são as suas
dificuldades.
Como os pais podem ajudar
na lição de casa sem prejudicar o aprendizado do filho?
É preciso criar
uma rotina da lição de casa?
Sim, a rotina é importante para
que a criança e o adolescente se organizem. Como a criança ainda não é capaz de
estabelecer uma rotina sozinha - ela não tem autonomia para organizar o seu dia
e os seus compromissos, lidar com horários, distribuir o tempo para brincar,
fazer a lição, tomar banho, se alimentar - ela precisa da ajuda dos pais nesse
processo. "Os pais podem organizar um horário com a criança e ter controle sobre
o seu cumprimento", afirma Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de
Campinas. O adolescente, porém, já tem uma capacidade maior de organização, e
pode estabelecer uma rotina sozinho - ainda assim é sempre importante o
monitoramento dos pais e, em caso de dificuldade, a ajuda.
O estudante precisa de um lugar
especial para fazer a lição de casa?
Sim, o ideal é que o estudante
tenha um lugar próprio para fazer a lição... Se tiver uma mesa adequada,
espaçosa, em um local ventilado, com um lugar para guardar todo o seu material
escolar, é ainda melhor. "O estudante deve ter um espaço definido para realizar
as tarefas. Fazer a lição assistindo TV ou no playground do condomínio não
favorecerá a concentração, o envolvimento e o capricho", afirma Eliane Palermo
Romano, da Escola Comunitária de Campinas.
Isso depende muito da idade do
estudante. Até a metade do Ensino Fundamental II, o que equivale ao 7º ano, uma
hora por dia é o suficiente, segundo Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. A
partir do 8º ano, e principalmente, depois, no Ensino Médio, a quantidade de
conteúdo aumenta e, então, o tempo ideal passa a ser de cerca de duas horas por
dia. "Mas a lição de casa é uma atividade complementar, de apoio, não pode tomar
uma tarde inteira", explica Luciana. Por isso, se a escola estiver exagerando na
lição de casa, talvez seja o caso de os pais conversarem com os professores
sobre a questão. Crianças e adolescentes precisam ter tempo para atividades
extracurriculares, para praticar esportes, para brincar e até para não fazer
nada. O ócio faz parte do desenvolvimento saudável dos jovens.
Como agir quando o filho não quer fazer a lição de casa?
O primeiro passo é identificar
o problema. Não conseguir terminar toda a lição ou negar-se a fazê-la pode ser,
por exemplo, um reflexo do excesso de atividades da criança ou do adolescente.
Mas é importante também conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno
tem algum problema de aprendizado. "No entanto, independentemente do tipo de
problema que o aluno está tendo, é muito importante que ele entenda o valor
coletivo da lição. Se um estudante deixa de fazer os exercícios que a professora
propõe para casa, a classe inteira pode ser prejudicada", diz Cleuza Vilas Boas
Bourgogne, da Escola Móbile.
Como agir quando o filho tem dificuldades na hora da lição?
Assim como nos casos em que a criança ou adolescente
não quer fazer a lição, o primeiro passo é tentar entender por que o filho tem
dificuldade ou pede ajuda constantemente ao fazer os exercícios propostos para
casa. Estabelecer uma parceria com a escola para identificar o problema é parte
importante desse processo. Pedir muita ajuda na hora de fazer a lição pode ser
uma tentativa de chamar a atenção dos pais, por exemplo. "Os motivos poderão ser
diversos e, assim, merecer tratamento diverso. Mas é importante salientar que o
aluno não deve ter a opção de não fazer a lição. Se tiver dificuldade, deve ser
orientado a levar as dúvidas para a professora, para que, em classe, consiga
resolvê-las", afirma Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de
Campinas.
É preciso repreender
quando o jovem não faz a lição direito?
Errar como se diz popularmente
é humano - e parte do processo de aprendizagem. É muito importante entender que
o estudante - criança ou adolescente - está em uma fase de aprendizado e é
natural que cometa erros no caminho. "Nunca se deve repreender a criança quando
ela comete um erro. Isso faz parte do aprendizado", diz Luciana Fevorini, do
Colégio Equipe. "Chamar de burro ou incompetente, então, nem pensar". É errando
que se aprende.
A principal função da lição de casa é justamente complementar o trabalho do professor em sala de aula", explica Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. Por meio da lição, o professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos. Quando um conteúdo não é bem aprendido, os conteúdos seguintes podem ficar prejudicados. Portanto, analisar a lição de casa dos alunos é uma forma de fazer uma "recuperação" diária, trabalhando os pontos em que os estudantes apresentam mais dificuldades. Além disso, no caso da lição preparatória, ele pode fazer um apanhado dos conhecimentos prévios da turma sobre determinado assunto, para decidir qual é a melhor forma de introduzir um novo tema.
O que os pais podem ver por meio da lição de casa?
Além de ajudar o trabalho do
professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo
ensinado na escola. Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho está
aprendendo, em que disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou não de
aulas de reforço. Mas atenção: acompanhar não significa fazer a lição. Ajudar o
filho eventualmente é saudável, mas é errado resolver as questões por ele. E é
importante não se intimidar diante de conteúdos desconhecidos. Nesses casos, o
melhor é ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não lembra da matéria e
fazer uma pesquisa conjunta. "A hora de fazer a lição de casa também pode ser um
momento de compartilhar dúvidas", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola
Móbile.
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