Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PROJETO VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA.


Olá, vamos nos preparando para 2013 e pensando nos projetos para trabalhar o ano todo, segue um projeto abaixo da Samantha que ela utiliza sempre na turma dela. Projeto de leitura. Super útil para qualquer sala. Beijos.



VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA

APRESENTAÇÃO

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.

TRATA-SE DE UM PROJETO DE PRÁTICA DE LEITURA ONDE OS ALUNOS LEVARÃO PARA CASA UMA SACOLA CONTENDO ALGUNS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS E UM CADERNO DE REGISTRO, ONDE TERÃO QUE REGISTRAR E RECONTAR A HISTÓRIA LIDA; USANDO ESCRITA, COLAGEM, DESENHOS E TUDO QUE A IMAGINAÇÃO MANDAR.

DEPOIS, CADA ALUNO APRESENTARÁ SUA CRIAÇÃO AOS COLEGAS.



JUSTIFICATIVA

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as hisstórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.

Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que LER É UMA VIAGEM MARAVILHOSA E NÃO APENAS MAIS UMA DAS ATIVIDADES DE ESCOLA.



OBJETIVOS

Proporcionar situações de leitura compartilhada.

Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, jornais e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.

Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.

Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.

Participação em situação de conto e leitura de histórias.

Escuta atenta e interessada de histórias.

Observação e manuseio de livros.

Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.



METODOLOGIA BÁSICA


Haverá uma sacola com diferentes livros de histórias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados, levarão a sacola para casa, POR UMA SEMANA.

O aluno poderá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.

Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.

Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.

Poderá levar lembrancinhas para os colegas.



CONTEÚDO DOS TRABALHADOS

Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.

Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.


CRONOGRAMA

Durante todo o ano de 2012


AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.


projeto da professora Samantha Alvarenga






Um comentário:

  1. Parabéns por esse espaço.
    A ideia do projeto é maravilhosa, eu estava procurando algo assim para desenvolver na biblioteca em que trabalho.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails