Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

domingo, 18 de março de 2012

PROJETO POETAS NA ESCOLA E POEMAS COM ATIVIDADES!!!

FONTE: LUCIANE GOMES.




ESCOLA –

PERÍODO – Maio a agosto

TURMAS – 4º ANO E, F, G.

PROFESSORES –.



Introdução



É preciso garantir a todos os alunos os saberes lingüísticos necessários para o exercício da cidadania. Isso porque uma vida digna em sociedade pressupõe o domínio das competências de ler escrever e refletir sobre a língua escrita.

A pessoa que fala, lê ou escreve está imersa numa história, numa cultura e em diferentes grupos sociais nos quais exerce papéis variados.

O ensino de leitura e produção de texto torna mais claro ao aluno o que dele se espera. Isso ocorre, sobretudo, quando dizemos exatamente qual é a proposta: com que finalidade o aluno vai escrever para quem, sobre qual assunto em que gênero.





Objetivos



O trabalho de escrita, reprodução e produção de texto com sequências didáticas supõe um rico processo de interação em aula, com a participação e orientação do professor como parceiro mais experiente e conhecedor do conteúdo que ensina, criando um campo que favorece a apropriação, por parte dos alunos de um dos instrumentos culturais elaborados historicamente pelo homem, os gêneros textuais.



Desenvolvimento



• Diagnóstico inicial – tem o objetivo de verificar o que a turma já sabe do gênero que será estudado.

• Apresentação do projeto de escrita e da situação de produção: o professor apresenta o plano de estudo do gênero, o objetivo da proposta e cada uma das etapas de trabalho.

• Leitura de textos: para ampliar o repertório e que se aproximem do gênero estudado.

• Pesquisa sobre o tema.

• Produção coletiva do texto: os alunos organizam e sintetizam o que vai ser lido e aprendido.

• Produção individual: O desafio é a escrita individual do texto, tendo em mãos o roteiro que orienta a produção do gênero estudado.

• Aprimoramento e reescrita do texto: revisão e reformulações necessárias para o aprimoramento de seu texto.

• Preparar os textos para exposição.



Ações



• Exposição dos cartazes com as etapas trabalhadas.

• Leitura das produções para as demais salas.

• Jornal.

• Mural.

• Sarau.

• Livro de memórias.



Avaliação

A materialização de práticas reais de linguagem como objeto de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails