COMO INSERIR NA PRÁTICA O TEMA TRÂNSITO
NOS PROJETOS DA ESCOLA?
O projeto de Educação Para o Trânsito nas escolas pode ser uma experiência muito rica, possibilitando o trabalho dos conteúdos em diversas disciplinas.
Em biologia e ciências podem ser discutidos temas relativos a primeiros socorros.
Nas aulas de artes sugere-se a confecção de materiais educativos que podem ser utilizados em campanhas, como placas, semáforos e veículos de papelão.
Na disciplina de matemática pode-se elaborar estatísticas e situações-problemas que evolvam o trânsito.
Nas aulas de português uma boa opção é leitura e interpretação de textos relativos ao trânsito e, também, redações e poesias.
Nas disciplinas de sociologia e filosofia, pode-se promover a discussão de temas como valorização da vida, relações humanas, hábitos e atitudes condizentes com a paz no trânsito.
· Em história, a abordagem sobre a evolução dos meios de transporte e das vias de acesso.
Nas aulas de geografia os temas de discussão podem ser relativo ao urbanismo e a densidade demográfica.
· Na disciplina de física é possível estudar sobre o movimento e a aceleração.
· Em química pode-se fazer a análise do efeito das drogas nos condutores de veículos.
· A disciplina de inglês também pode participar com discussões sobre o trânsito no mundo atual.
· Durante as aulas de educação física a quadra desportiva deve ser decorada com vias e sinalização, se transformando em um cenário perfeito para as dramatizações sobre trânsito.
O desenvolvimento do projeto culmina com a construção de uma mini-cidade de trânsito na escola. Praticamente todos os alunos foram envolvidos no processo.
As turmas do ensino médio podem realizar dramatizações para os alunos do ensino fundamental utilizando o cenário criado pelos estudantes. Situações vivenciadas no cotidiano de uma cidade devem ser simuladas para que os alunos possam assimilar as atitudes e práticas corretas para a uma verdadeira paz no trânsito.
fonte: educar para o transito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário