Bom, este projeto faz parte de uma sequencia de atividades que a nossa querida Maria Imaculada nos enviou a umas semanas atrás. Bom agora não falta mais nada.
Projeto Alimentação Saudável
Tema: Alimentação Saudável
Professoras: Ana Maria, Antônia, Cíntya Thais, Liliane, Maria Aparecida, Maria Imaculada, Maria Madalena, Márcia Gama, Regina, Roseli Reche, Sandra, Vanda.
Ano: 1º
Tempo previsto: 1 mês
Justificativa:
Pensando nas necessidades de uma boa saúde, propor hábitos e costumes de se alimentar bem favorecendo assim um bom desempenho escolar.
Objetivos:
• Conhecer produtos que compõem uma alimentação saudável.
• Coletar diferentes receitas e instruções de uso na cozinha.
• Avaliar a aquisição da linguagem e escrita.
• Produzir um cardápio.
• Produzir um caderno de receitas.
• Conhecer os rótulos de alguns alimentos (produtos).
Habilidades:
A6 – Expor oralmente temas estudados (com preparação prévia).
A7 – Formular hipóteses sobre o sistema de escrita.
A11-Ler para usufruir momentos de lazer e estabelecer relação entre realidade e fantasia, adequando os procedimentos de leitura aos objetivos da própria leitura.
A16- Desenvolver o hábito de pesquisa e consulta.
A17- Identificar os diferentes usos do número nas práticas sociais.
A18- Interpretar e produzir escrita numérica.
B1- Organizar dados e informações em gráficos e tabelas.
B4- Reconhecer as grandezas mensuráveis e suas unidades de medida correspondentes.
D1- Fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.
G1- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive.
G 2 – Relacionar bons hábitos de higiene, de alimentação e de atividades físicas a uma boa saúde.
G 3 – Adquirir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação a higiene corporal e ambiental, modo de transmissão e de prevenção de doenças contagiosas.
H1- Perceber e respeitar semelhanças e diferenças culturais, hábitos, costumes, etnias.
J2 – Saber ouvir pontos de vista divergentes com respeito.
Etapas:
1- Realização do Quadro de Cognição.
2- Roda de conversa sobre alimentação.
3- Organizar lista de alimentos consumidos na merenda escolar.
4- Receita da galinhada. (alimentos que a compõem).
5- Confeccionar a caderneta de receita.
6- Experimentar alimentos para classificá-los (amargo, doce, salgado, ácido, etc.).
7- Avaliação da sequência com relação a aprendizagem.
8- Produto final: Depende da classe, a minha vamos confeccionar uma caderneta de receita e as crianças vão dar de presentes para as mães no dia das mães.
Recursos Materiais
Diversos.
Avaliação: Será feita todos os dias, durante a realização das atividades.
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