Inscreva-se e receba as atualizações por email
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
VAMOS RECICLAR!!! NATAL COM CD!!!
Passo a passo:
1.Encapar o Cd de um lado com feltro e do outro com tecido (pode-se usar cola branca PVA)
2. Na parte de feltro, corte "meio" círculo de tecido, e cole( pode deixar o meio sem colar, para fazer da sua bola de natal um porta-recados, nessa etapa eu recomendo usar cola quente)
3. Enfeite com fitas, sianinha, flores, etc
4. Faça um furinho e coloque uma fita para pendurar.
Tcharam! Ajuda a natureza e deixa sua casa linda!
ENFEITE NATALINO COM CD (Andrea Fregnani )
Passo a passo:
1.Encapar o Cd de um lado com feltro e do outro com tecido (pode-se usar cola branca PVA)
2. Na parte de feltro, corte "meio" círculo de tecido, e cole( pode deixar o meio sem colar, para fazer da sua bola de natal um porta-recados, nessa etapa eu recomendo usar cola quente)
3. Enfeite com fitas, sianinha, flores, etc
4. Faça um furinho e coloque uma fita para pendurar.
Tcharam! Ajuda a natureza e deixa sua casa linda!
ENFEITE NATALINO COM CD (Andrea Fregnani )
Material:
CDs (fora de uso)
primer na cor areia ad corfix
esponja grossa
tinta acrílica ouro da corfix
papel para decoupage com figuras de natal
termolina leitosa
caneta permanente preta ponta média
verniz acrílico
fita aramada larga (30 cm para cada laço)
fitilho dourado (50 cm para cada CD)
PASSO A PASSO:
Lavar o CDs e secar bem.
Passar algumas demãos de primer intercalando com secagem, (pode acelerar a secagem com secador) até dar uma boa cobertura.
Pintar dos dois lados.
Fazer o esponjado com a tinta ouro diluída em um pouquinho de água.
Fazer a decoupagem com a termolina leitosa.
Escrever frases com a caneta permanente.
Passar duas demãso de verniz acrílico.
Amarrrar os laços com ajuda do fitilho.
Fonte: Amiga da educação.
Formatura do ABC - Cronograma
Gente, este é um cronograma para encerramento e formatura do ABC e educação infantil, então aí está, basta apenas modificar para que fique de acordo com as necessidades de cada escola.
ABERTURA: Sejam todos bem-vindos. Com alegria nos reunimos para celebrar a FORMATURA de nossos doutores do ABC de 2007.
FUNDO MUSICAL: EMOÇÕES (Roberto Carlos)Apresentador: Vamos chamar agora os participantes que vão compor a nossa mesa:
♥ Os paraninfos dos Doutores: (diz os nomes. Nós costumamos colocar só duas crianças para ser o paraninfo da turma; um menino e uma menina.)
♥ A diretora do Colégio ___________________.
♥A professora homenageada: ________________(Se huver outras pessoas para compor a mesa chama)
Apresentadoe:Agora vamos chamar as estrelas da nossa festa:
Turma: Amigos para sempre.(chamar de um em um, a medida que vai chamando a criança vai sendo levado à frente pelo paraninfo e o apresentador fala, por exemplo:
1- O maior sonho de Antônio é ganhar um computador.
2-O seu melhor momento é quando seu pai sai para passear com ele.
3-O que lhe deixa triste é quando ver violência.4-Uma pessoa muito especial para ele é sua mãe.
5- A sua brincadeira preferida é jogar bola.
6- Quando crescer ele quer ser bombeiro.
7- Sua mensagem especial é para seu pai:" Papai, você é meu herói."
OBS: Fazer as perguntas aos alunos com muita antecedência.Apresentador: A criança é fonte de amor. Amor a este chão, amor ao Brasil e para que este Brasil seja alegre, verdadeiro, justo e uma nação poderosa faz-se necessário que saibamos semear nos corações das crianças essa semente especial que é o amor. E demonstrando o nosso amor pelo Brasil, convidamos para de pé cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.
Música: Hino Nacional Brasileiro (os alunos ficam de pé e posiciona a mão direita no coração)
Apresentador: AMIGO É...Um anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.É aquele que compartilha nossas alegrias.É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos! Amigo verdadeiro é anjo, é paz, é tudo!Concluintes 2007 com a abertura AMIGO.
Música: Amigo (Diante do Trono)
Coloca Fundo Musical: Coração de Estudante ( enquanto as professoras coloca as becas nos doutores)
Apresentador:A oração de uma criança pode muito nos seus efeitos. O formando __________________ ora agradecendo a Deus.
Oração: ______________________
Apresentador: Agora, as princesinhas do ABC irão apresentar a música aos Olhos do Pai (só as meninas, formando pares)
Música: Aos olhos do Pai (Diante do Trono)
Apresentador: Convido a oradora da turma ___________________ para a mensagem de carinho e reconhecimento.
Oradora: ________________________
Apresentador: Sei que sou criança, mas com brinquedos, livros e cadernos, aprendi a ler, escrever, somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar a Paz e dividir o amor e com o nosso amor, juntos, formamos o _________________________(nome da escola)
Música: Eu aprendi a ler e escrever.
Convido os pais para a entrega dos anéis.Fundo Musical: O CadernoObs. Vai chamando o nome dos alunos e o responsável vem a frente para entregar o anel.
JURAMENTOAPRESENTADOR: Convido a formanda __________________ para comandar o juramento.Juramento:
___________________Entrega o Mamãe Sacode coloridos de acordo com a mensagem dos amigos.
Apresentador: Agora a turma AMIGOS PARA SEMPRE vão apresentar as cores dos amigos.
Mensagem dos amigos, quando terminar vão cantar a música ARCO-IRIS de Xuxa.Música: Arco-Iris (Xuxa)
Apresentador: Convido a professora ________________ para fazer a entrega dos diplomas aos formandos.
Fundo Musical: Aquarela.
OBS. Recolher os diplomas.Apresentador: Convido a todos para com muito entusiasmo cantarmos Parabéns para os formandos.
Fundo Musical: Aquarela
OBS. Tirar as becas dos alunos.Entregar as Guitarras(meninos) e óculos (meninos e meninas)
.Música: O que eu vou ser quando crescer ( Mara Maravilha)MOMENTO DE GRATIDÃO
Iniciaremos agora o momento da gratidão. Agradecer às pessoas que se empenharam ativamente no processo educativo dos formandos aqui presentes: seus pais e suas professoras.
Convido as mães para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.OBS. Esperar as mães chegarem à frente, elas vão se sentar nas cadeiras dos filhos e eles ficam na frente delas. Quando terminar a música eles se sentam no colo da mãe.
Apresentador:O aluno ______________________ tem a oportunidade para sua palavra de gratidão.
Palavra de gratidão: ________________
Música: Mamãe, eu amo você.
Apresentador: Agora, convido os pais para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.Os pais ficam em pé e os filhos ficam na frente deles, quando terminar a música os filhos abraçam os pais.
Música: Papai, meu herói.
AGRADECIMENTOSAPRESENTADOR: O aluno ______________ tem a oportunidade para agradecer à tia _____________________ em nome da turma.
Agradecimento: ___________________________
Música: Amiga Professora
Apresentador: Convido o aluno _________________ para deixar uma Mensagem de Natal para todos.
Mensagem de Natal:
Música: Feliz Natal
Apresentador: Vamos dar início ao baile de formatura.
Música: Valsa
O apresentador chama os alunos de um em um, o paraninfo(a) pega na mão do doutor e leva até ao centro do salão, dança um pouco e entrega ao responsável que deve está no local para continuar a dançar e assim sucessivamente.
Apresentador: Finalizamos a solenidade da formatura em ABC.
Desejamos aos formandos muito sucesso nas suas vidas. Que a força da vida presente em todo o universo brilhe em vocês!A todos que fazem parte da Família ______________(diz o nome da escola) um Feliz Natal, muita paz e esperança no novo ano que se inicia, sem medo de ser feliz!Música: Colocar um CD bem alegre.
Créditos: Comunidade Orkut: Brincando no palco da minha amiga Raquel Cruz
ABERTURA: Sejam todos bem-vindos. Com alegria nos reunimos para celebrar a FORMATURA de nossos doutores do ABC de 2007.
FUNDO MUSICAL: EMOÇÕES (Roberto Carlos)Apresentador: Vamos chamar agora os participantes que vão compor a nossa mesa:
♥ Os paraninfos dos Doutores: (diz os nomes. Nós costumamos colocar só duas crianças para ser o paraninfo da turma; um menino e uma menina.)
♥ A diretora do Colégio ___________________.
♥A professora homenageada: ________________(Se huver outras pessoas para compor a mesa chama)
Apresentadoe:Agora vamos chamar as estrelas da nossa festa:
Turma: Amigos para sempre.(chamar de um em um, a medida que vai chamando a criança vai sendo levado à frente pelo paraninfo e o apresentador fala, por exemplo:
1- O maior sonho de Antônio é ganhar um computador.
2-O seu melhor momento é quando seu pai sai para passear com ele.
3-O que lhe deixa triste é quando ver violência.4-Uma pessoa muito especial para ele é sua mãe.
5- A sua brincadeira preferida é jogar bola.
6- Quando crescer ele quer ser bombeiro.
7- Sua mensagem especial é para seu pai:" Papai, você é meu herói."
OBS: Fazer as perguntas aos alunos com muita antecedência.Apresentador: A criança é fonte de amor. Amor a este chão, amor ao Brasil e para que este Brasil seja alegre, verdadeiro, justo e uma nação poderosa faz-se necessário que saibamos semear nos corações das crianças essa semente especial que é o amor. E demonstrando o nosso amor pelo Brasil, convidamos para de pé cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.
Música: Hino Nacional Brasileiro (os alunos ficam de pé e posiciona a mão direita no coração)
Apresentador: AMIGO É...Um anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.É aquele que compartilha nossas alegrias.É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos! Amigo verdadeiro é anjo, é paz, é tudo!Concluintes 2007 com a abertura AMIGO.
Música: Amigo (Diante do Trono)
Coloca Fundo Musical: Coração de Estudante ( enquanto as professoras coloca as becas nos doutores)
Apresentador:A oração de uma criança pode muito nos seus efeitos. O formando __________________ ora agradecendo a Deus.
Oração: ______________________
Apresentador: Agora, as princesinhas do ABC irão apresentar a música aos Olhos do Pai (só as meninas, formando pares)
Música: Aos olhos do Pai (Diante do Trono)
Apresentador: Convido a oradora da turma ___________________ para a mensagem de carinho e reconhecimento.
Oradora: ________________________
Apresentador: Sei que sou criança, mas com brinquedos, livros e cadernos, aprendi a ler, escrever, somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar a Paz e dividir o amor e com o nosso amor, juntos, formamos o _________________________(nome da escola)
Música: Eu aprendi a ler e escrever.
Convido os pais para a entrega dos anéis.Fundo Musical: O CadernoObs. Vai chamando o nome dos alunos e o responsável vem a frente para entregar o anel.
JURAMENTOAPRESENTADOR: Convido a formanda __________________ para comandar o juramento.Juramento:
___________________Entrega o Mamãe Sacode coloridos de acordo com a mensagem dos amigos.
Apresentador: Agora a turma AMIGOS PARA SEMPRE vão apresentar as cores dos amigos.
Mensagem dos amigos, quando terminar vão cantar a música ARCO-IRIS de Xuxa.Música: Arco-Iris (Xuxa)
Apresentador: Convido a professora ________________ para fazer a entrega dos diplomas aos formandos.
Fundo Musical: Aquarela.
OBS. Recolher os diplomas.Apresentador: Convido a todos para com muito entusiasmo cantarmos Parabéns para os formandos.
Fundo Musical: Aquarela
OBS. Tirar as becas dos alunos.Entregar as Guitarras(meninos) e óculos (meninos e meninas)
.Música: O que eu vou ser quando crescer ( Mara Maravilha)MOMENTO DE GRATIDÃO
Iniciaremos agora o momento da gratidão. Agradecer às pessoas que se empenharam ativamente no processo educativo dos formandos aqui presentes: seus pais e suas professoras.
Convido as mães para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.OBS. Esperar as mães chegarem à frente, elas vão se sentar nas cadeiras dos filhos e eles ficam na frente delas. Quando terminar a música eles se sentam no colo da mãe.
Apresentador:O aluno ______________________ tem a oportunidade para sua palavra de gratidão.
Palavra de gratidão: ________________
Música: Mamãe, eu amo você.
Apresentador: Agora, convido os pais para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.Os pais ficam em pé e os filhos ficam na frente deles, quando terminar a música os filhos abraçam os pais.
Música: Papai, meu herói.
AGRADECIMENTOSAPRESENTADOR: O aluno ______________ tem a oportunidade para agradecer à tia _____________________ em nome da turma.
Agradecimento: ___________________________
Música: Amiga Professora
Apresentador: Convido o aluno _________________ para deixar uma Mensagem de Natal para todos.
Mensagem de Natal:
Música: Feliz Natal
Apresentador: Vamos dar início ao baile de formatura.
Música: Valsa
O apresentador chama os alunos de um em um, o paraninfo(a) pega na mão do doutor e leva até ao centro do salão, dança um pouco e entrega ao responsável que deve está no local para continuar a dançar e assim sucessivamente.
Apresentador: Finalizamos a solenidade da formatura em ABC.
Desejamos aos formandos muito sucesso nas suas vidas. Que a força da vida presente em todo o universo brilhe em vocês!A todos que fazem parte da Família ______________(diz o nome da escola) um Feliz Natal, muita paz e esperança no novo ano que se inicia, sem medo de ser feliz!Música: Colocar um CD bem alegre.
Créditos: Comunidade Orkut: Brincando no palco da minha amiga Raquel Cruz
Linhas pedagógicas - conheça!
Encontrei este texto e explica de forma simples que linha pedagógica segue a escola, leiam e confiram:
Linhas pedagógicas: veja como elas funcionam e qual tem mais a ver com seu filho
Ana Okada - Em São Paulo
Atualizada às 11h35
Cada escola usa os preceitos de uma ou mais linhas pedagógicas para "moldar" suas aulas. Essas teorias, no entanto, nem sempre se manifestam puramente no dia a dia dos alunos. Segundo a professora Cecília Hanna Mate, da USP (Universidade de São Paulo), é possível encontrar práticas que utilizam um ou mais aspectos de diversas linhas ao mesmo tempo, assim como é possível haver posturas individuais de escolas que seguem apenas uma dessas tendências.
A professora, no entanto, pondera que a metodologia de ensino é apenas um dos fatores que rege a sala de aula: "É fundamental entender que no cotidiano de uma sala de aula há sempre o imprevisível e o imponderável, que as tendências procuram prever, regular, classificar, pois a pedagogia é uma normatização da conduta, da inteligência e do sentimento".
Segundo os especialistas consultados pelo UOL Educação, a coordenação pedagógica da escola é quem deve informar os pais sobre qual linha pedagógica é adotada na instituição.
Mais do que saber a pedagogia que a escola adota, é interessante que os pais possam verificar, durante as aulas normais dos alunos, exemplos de atividades que são realizadas nas aulas, para que se possa comparar o que é dito ao que é de fato ensinado.
Saiba mais sobre algumas das linhas pedagógicas mais adotadas nas escolas brasileiras:
Escola comportamentalista
Como funciona: A concepção comportamentalista enfoca a técnica, o processo e o material postos em jogo. O ensino deve ser bem planejado, com materiais instrucionais programados e controlados. O objetivo é que os resultados possam ser mensurados e que o estudante adquira os comportamentos desejados, moldados segundo necessidades sociais determinadas.
Por essa pedagogia, o professor tem como tarefa controlar o tempo e as respostas dos alunos, dando-lhes feedback constantes. O aluno é visto como alguém que pode aprender a partir de estímulos, que são recompensados, caso os objetivos sejam alcançados.
Avaliação: O processo de avaliação é feito por provas, semelhantes às da linha tradicional.
Escola construtivista
Como funciona:No construtivismo, o saber não é passado do docente ao aluno: o estudante é que constrói o conhecimento, por meio da formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. A ênfase está no aspecto cognitivo.
As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com os alunos e envolve diversos elementos, como música e dramatização. As séries são organizadas em ciclos.
Avaliação: A linha construtivista foi idealizada para que não houvesse provas, uma vez que o aluno deve construir o conhecimento ao longo das aulas. As escolas, no entanto, podem adaptar esse conceito em suas avaliações.
Apesar de estar muito em voga no Brasil e em muitos países ocidentais, há também muitas controvérsias quanto à aplicabilidade do construtivismo em nossa realidade. Segundo a professora Cecília, falta de condições estruturais (como condições de trabalho dos professores e o número de alunos por sala) e aspectos políticos e ideológicos são alguns dos pontos criticados por especialistas.
Escola freiriana
Como funciona: Pela pedagogia baseada nas ideias de Paulo Freire, que é mais voltada para a alfabetização, os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados em conta. Esta postura implica em ouvir o aluno para ajudá-lo a construir confiança, para que ele possa entender o mundo por meio do conhecimento.
Segundo Freire, o conhecimento faz sentido para o estudante quando o transforma em sujeito que pode transformar o mundo. Bom senso, humildade, tolerância, respeito, curiosidade são alguns dos princípios defendidos por essa corrente. A educação se torna uma ferramenta para "libertar" o aluno.
Avaliação: Assim como a linha construtivista, pedagogia de Paulo Freire não prevê provas, mas as escola podem ter avaliações.
Escola montessoriana
Como funciona: A metodologia foi criada pela educadora italiana Maria Montessori e parte do princípio da experiência concreta e da observação. A ideia é que o aluno possa utilizar o conhecimento que já tem como base para a abstração e, assim, assimilar novos conceitos.
As salas de aula das escolas que adotam essa pedagogia têm, em média, 20 alunos e procuram ter diversos materiais para estimular a aprendizagem. Em vez de a professora passar as lições, as atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia. Ele deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar os estudos. As salas podem ser ordenadas por séries, como no ensino tradicional, ou por ciclos, com mais alunos de idades diferentes na mesma sala.
Segundo a pedagoga e psicopedagoga Edimara Lima, a vantagem do método é que o aluno pode aprender de acordo com seu ritmo: "Quem caminha mais rápido vai mais rápido, e quem precisa ir mais devagar recebe tarefas paralelas para aprender o que precisa". "A criança aprende a fazer escolhas, tem exercício de independência e autonomia."
Avaliação: Pode ter provas ou não, de acordo com a escola. Quando não há provas, a avaliação é feita a partir dos registros que o professor tem sobre a produção do aluno. No final do ensino fundamental e do médio pode haver monografia.
Escola tradicional
Como funciona: Na pedagogia tradicional o professor é a figura central. Ele ensina as matérias de maneira sistematizada e o aluno absorve esses conhecimentos como se fosse uma "tabula rasa". Apesar de vigorar em muitas escolas, essa prática se instituiu por "inércia da burocracia e do cotidiano escolar e pela crença de que o conhecimento era imutável e transmissível", segundo Cecília.
Nas aulas tradicionais, os conhecimentos são concebidos como verdades não sujeitas a variações nem à dependência de contextos, diferentemente de pedagogias mais modernas, em que o estudante deve "construir o conhecimento" e não simplesmente absorvê-lo.
Avaliação: A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
De acordo com a professora, muitas características do ensino tradicional estão presentes no Brasil e no mundo "já que a própria formação de professores ainda é extremamente tradicional".
Escola Waldorf
Como funciona: A pedagogia Waldorf prioriza as necessidades do desenvolvimento do estudante. A trajetória da criança é composta por ciclos de sete anos, nos quais ela tem um tutor. As aulas do ensino infantil nesse sistema tem ênfase em artes e em trabalhos manuais, como marcenaria, culinária etc.
Diferentemente do ensino tradicional, em que os alunos tem preocupações com horários e conteúdo a ser aprendido, na Waldorf o que é levado em conta são as etapas de desenvolvimento do estudante.
Tendência democrática
Como funciona: As escolas democráticas são baseadas na Escola Summerhill, nascida na Inglaterra. Segundo a professora Cecília, elas são uma uma crítica à educação tradicional, que seria baseada no "medo e no controle baseado em ameaças veladas, presenças obrigatórias e outras imposições".
Seu grande diferencial é que seus alunos não são "obrigados" a assistir as aulas obedecendo um cronograma comum, único. Eles escolhem as atividades a fazer de acordo com seus interesses.
Avaliação: Para avaliar os alunos, procura-se abolir também lições de casa e provas; a avaliação é feita por sua participação e por trabalhos que podem ser escritos, artísticos etc.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/escolha-escola/2009/08/25/linhas-pedagogicas-veja-como-elas-funcionam-e-qual-tem-mais-a-ver-com-seu-filho.jhtm
Linhas pedagógicas: veja como elas funcionam e qual tem mais a ver com seu filho
Ana Okada - Em São Paulo
Atualizada às 11h35
Cada escola usa os preceitos de uma ou mais linhas pedagógicas para "moldar" suas aulas. Essas teorias, no entanto, nem sempre se manifestam puramente no dia a dia dos alunos. Segundo a professora Cecília Hanna Mate, da USP (Universidade de São Paulo), é possível encontrar práticas que utilizam um ou mais aspectos de diversas linhas ao mesmo tempo, assim como é possível haver posturas individuais de escolas que seguem apenas uma dessas tendências.
A professora, no entanto, pondera que a metodologia de ensino é apenas um dos fatores que rege a sala de aula: "É fundamental entender que no cotidiano de uma sala de aula há sempre o imprevisível e o imponderável, que as tendências procuram prever, regular, classificar, pois a pedagogia é uma normatização da conduta, da inteligência e do sentimento".
Segundo os especialistas consultados pelo UOL Educação, a coordenação pedagógica da escola é quem deve informar os pais sobre qual linha pedagógica é adotada na instituição.
Mais do que saber a pedagogia que a escola adota, é interessante que os pais possam verificar, durante as aulas normais dos alunos, exemplos de atividades que são realizadas nas aulas, para que se possa comparar o que é dito ao que é de fato ensinado.
Saiba mais sobre algumas das linhas pedagógicas mais adotadas nas escolas brasileiras:
Escola comportamentalista
Como funciona: A concepção comportamentalista enfoca a técnica, o processo e o material postos em jogo. O ensino deve ser bem planejado, com materiais instrucionais programados e controlados. O objetivo é que os resultados possam ser mensurados e que o estudante adquira os comportamentos desejados, moldados segundo necessidades sociais determinadas.
Por essa pedagogia, o professor tem como tarefa controlar o tempo e as respostas dos alunos, dando-lhes feedback constantes. O aluno é visto como alguém que pode aprender a partir de estímulos, que são recompensados, caso os objetivos sejam alcançados.
Avaliação: O processo de avaliação é feito por provas, semelhantes às da linha tradicional.
Escola construtivista
Como funciona:No construtivismo, o saber não é passado do docente ao aluno: o estudante é que constrói o conhecimento, por meio da formulação de hipóteses e da resolução de problemas. O objetivo do construtivismo é que o aluno adquira autonomia. A ênfase está no aspecto cognitivo.
As disciplinas são trabalhadas em uma relação mais próxima com os alunos e envolve diversos elementos, como música e dramatização. As séries são organizadas em ciclos.
Avaliação: A linha construtivista foi idealizada para que não houvesse provas, uma vez que o aluno deve construir o conhecimento ao longo das aulas. As escolas, no entanto, podem adaptar esse conceito em suas avaliações.
Apesar de estar muito em voga no Brasil e em muitos países ocidentais, há também muitas controvérsias quanto à aplicabilidade do construtivismo em nossa realidade. Segundo a professora Cecília, falta de condições estruturais (como condições de trabalho dos professores e o número de alunos por sala) e aspectos políticos e ideológicos são alguns dos pontos criticados por especialistas.
Escola freiriana
Como funciona: Pela pedagogia baseada nas ideias de Paulo Freire, que é mais voltada para a alfabetização, os aspectos culturais, sociais e humanos do aluno devem ser levados em conta. Esta postura implica em ouvir o aluno para ajudá-lo a construir confiança, para que ele possa entender o mundo por meio do conhecimento.
Segundo Freire, o conhecimento faz sentido para o estudante quando o transforma em sujeito que pode transformar o mundo. Bom senso, humildade, tolerância, respeito, curiosidade são alguns dos princípios defendidos por essa corrente. A educação se torna uma ferramenta para "libertar" o aluno.
Avaliação: Assim como a linha construtivista, pedagogia de Paulo Freire não prevê provas, mas as escola podem ter avaliações.
Escola montessoriana
Como funciona: A metodologia foi criada pela educadora italiana Maria Montessori e parte do princípio da experiência concreta e da observação. A ideia é que o aluno possa utilizar o conhecimento que já tem como base para a abstração e, assim, assimilar novos conceitos.
As salas de aula das escolas que adotam essa pedagogia têm, em média, 20 alunos e procuram ter diversos materiais para estimular a aprendizagem. Em vez de a professora passar as lições, as atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia. Ele deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar os estudos. As salas podem ser ordenadas por séries, como no ensino tradicional, ou por ciclos, com mais alunos de idades diferentes na mesma sala.
Segundo a pedagoga e psicopedagoga Edimara Lima, a vantagem do método é que o aluno pode aprender de acordo com seu ritmo: "Quem caminha mais rápido vai mais rápido, e quem precisa ir mais devagar recebe tarefas paralelas para aprender o que precisa". "A criança aprende a fazer escolhas, tem exercício de independência e autonomia."
Avaliação: Pode ter provas ou não, de acordo com a escola. Quando não há provas, a avaliação é feita a partir dos registros que o professor tem sobre a produção do aluno. No final do ensino fundamental e do médio pode haver monografia.
Escola tradicional
Como funciona: Na pedagogia tradicional o professor é a figura central. Ele ensina as matérias de maneira sistematizada e o aluno absorve esses conhecimentos como se fosse uma "tabula rasa". Apesar de vigorar em muitas escolas, essa prática se instituiu por "inércia da burocracia e do cotidiano escolar e pela crença de que o conhecimento era imutável e transmissível", segundo Cecília.
Nas aulas tradicionais, os conhecimentos são concebidos como verdades não sujeitas a variações nem à dependência de contextos, diferentemente de pedagogias mais modernas, em que o estudante deve "construir o conhecimento" e não simplesmente absorvê-lo.
Avaliação: A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
De acordo com a professora, muitas características do ensino tradicional estão presentes no Brasil e no mundo "já que a própria formação de professores ainda é extremamente tradicional".
Escola Waldorf
Como funciona: A pedagogia Waldorf prioriza as necessidades do desenvolvimento do estudante. A trajetória da criança é composta por ciclos de sete anos, nos quais ela tem um tutor. As aulas do ensino infantil nesse sistema tem ênfase em artes e em trabalhos manuais, como marcenaria, culinária etc.
Diferentemente do ensino tradicional, em que os alunos tem preocupações com horários e conteúdo a ser aprendido, na Waldorf o que é levado em conta são as etapas de desenvolvimento do estudante.
Tendência democrática
Como funciona: As escolas democráticas são baseadas na Escola Summerhill, nascida na Inglaterra. Segundo a professora Cecília, elas são uma uma crítica à educação tradicional, que seria baseada no "medo e no controle baseado em ameaças veladas, presenças obrigatórias e outras imposições".
Seu grande diferencial é que seus alunos não são "obrigados" a assistir as aulas obedecendo um cronograma comum, único. Eles escolhem as atividades a fazer de acordo com seus interesses.
Avaliação: Para avaliar os alunos, procura-se abolir também lições de casa e provas; a avaliação é feita por sua participação e por trabalhos que podem ser escritos, artísticos etc.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/escolha-escola/2009/08/25/linhas-pedagogicas-veja-como-elas-funcionam-e-qual-tem-mais-a-ver-com-seu-filho.jhtm
Modelos de papel de carta para papai noel...
Encontrei este texto no blog da professora Joelma para o seu filho que está no segundo ano do ensino de nove anos, ela fez para estimular a leitura e escrita e para praticar tambem a transição da escrita caixa alta para a cursiva.
Vou aproveitar a postagem do papel de carta e também vou pedir para que ele escreva uma cartinha para o papai noel (mesmo sabendo que ele não acredita mais, porque sabe que não existe, rsrs).
Mas fica sempre os senhos e as espectativas de uma criança, não é mesmo?
Bom, fica de idéia e sugestão de atividades para vocês, beijos!
Para aproveitar e estimular a escrita das crianças que tal escrever uma cartinha para o Papai Noel?
Vou aproveitar a postagem do papel de carta e também vou pedir para que ele escreva uma cartinha para o papai noel (mesmo sabendo que ele não acredita mais, porque sabe que não existe, rsrs).
Mas fica sempre os senhos e as espectativas de uma criança, não é mesmo?
Bom, fica de idéia e sugestão de atividades para vocês, beijos!
Para aproveitar e estimular a escrita das crianças que tal escrever uma cartinha para o Papai Noel?
Peça de Teatro - Era uma vez o Natal
Teatro:
Uma peça / Jogral de natal
NARRADOR (A), moça, rapaz ou criança com túnica
comprida, de cor viva, e manto de cor diferente nos ombros. Lerá o texto num rolo,
como pergaminho.
ANJO, moça ou criança vestida de branco acetinado (túnica) e com uma tira feita com
cartolina e laminado, contornando a cabeça.
PAZ, moça vestida de branco, cabelos soltos, uma flor branca nos cabelos e em uma
das mãos.
REI MAGO, rapaz ou criança usando comprida túnica amarelo-vivo. Coroa feita com
cartolina e laminado. Manto vermelho, com colagens de laminado pregado nos
ombros.
PASTOR, criança ou rapaz usando túnica comprida, de tecido surrado. Manto de estopa
nos ombros. Cajado.
POBRE, mulher pobremente vestida à moda antiga ou atual. Cabelo em desalinho.
CRISTÃ, usando túnica de cor azul-claro, manto de outra cor suave.
NATUREZA, adolescente vestida de túnica verde. Faixas de diversas cores amarradas à
cintura. Flores diversas nos cabelos.
SÁBIO, rapaz com túnica de cor muito viva. Cordinha amarrada à cintura, trará nas
mãos uma luneta feita com a cartolina e as lentes em papel transparente.
Todos, menos o rei mago, estarão descalços para dar maior agilidade à personagem.
CENÁRIOS – Uma estrela feita em material brilhante, acima do lugar onde deverá estar
uma manjedoura vazia.]
MÚSICA E ILUMINAÇÃO – Criação do grupo.
Entram todos de uma só vez, sob música suave.
TODOS, de mãos dadas – Nós estamos aqui para contar uma bonita história. A mais
bonita de todos os tempos.(Sorrindo) Era uma vez o Natal!
NARRADOR(A), destaca-se e lê o pergaminho – "Ora, havia, naquela comarca,
pastores que estavam no campo e guardavam, durante a vigília da noite, os seus
rebanhos. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles e a glória do Senhor os cercou
de grande resplendor, e eles tiveram grande temor. E o anjo lhes disse:
ANJO, com o braço estendido para o alto – "Não temais, porque eis que aqui vos trago
novas de grande alegria que será para todo o povo! Pois na cidade de Davi vos nasceu
hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor. E isto vos será por sinal; achareis o menino
envolto em panos e deitado numa manjedoura."
TODOS, com os braços para o alto – "Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa
vontade para com os homens!"
NARRADOR(A), continua lendo – "E depois que os anjos se ausentam para o Céu, os
pastores disseram uns para os outros: ‘Vamos, pois até Belém e vejamos isso que o
Senhor nos fez saber’. E foram apressadamente e acharam Maria, José, e o menino
deitado numa manjedoura. E depois que o viram, divulgaram a palavra que acerca
dele lhes fora dita."
MAGO E PASTOR – "Onde está o que é nascido rei dos judeus, porque vimos a sua
estrela e viemos a adorá-lo?"
PASTOR, chegando bem perto da manjedoura – sou um dos pastores a quem o anjo
avisou, lá no campo, do seu nascimento. O nosso coração encheu-se de temor mas,
logo também de uma imensa alegria! Tu és o esperado de todas as nações. O
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz! Deus seja louvado por
tua presença entre nós. (Ajoelha-se junto à manjedoura e permanece em estático.)
REI MAGO – Sou rei, vindo do Oriente e represento todos os reis da terra! É pena,
menino, que virão dias em que os reis não o procurarão mais, sempre ocupados que
estão com os tesouros da terra, que traça e a ferrugem corroem; eles estão
esquecidos do grande tesouro espiritual que devemos acumular no Céu; preocupados
com suas riquezas, desconhecerão que ser um seguidor da estrela do Oriente é a
decisão mais acertada na vida de qualquer pessoa. Glorificado sejas para sempre, Rei
dos reis, Senhor dos senhores!(ajoelha-se e permanece.)
NATUREZA – Estou muito feliz, menino Jesus, por participar também do teu Natal! Eu
represento a natureza. Trago comigo, em tua homenagem, os mais dourados pores-do-
sol e as mais lindas noites enluaradas. Tu menino, és muito mais bonito do que todas
as estrelas que brilham no céu e a tua voz é mais doce que o canto suave das ondas
da praia. Ofereço-te o verde perfumado de todas as árvores e o mágico colorido de
todas as flores. Sei que tu falarás sempre da natureza, lembrando o vento que sopra
onde quer, os pássaros, os lírios dos campos... O teu brilho para a humanidade trará a
grande luz espiritual para todos os que desejam buscá-la. (Ajoelha-se, como Maria, a
adorar o menino – imaginável)
TODOS – Jesus é a luz do mundo. Quem o segue jamais andará em trevas.
MULHER POBRE, sem jeito e próximo à manjedoura – Desculpe, menino Jesus, por eu
vir assim, tão mal vestida, para a grande festa de Natal. Mas eu não tenho mesmo
uma roupa melhor. Represento todos os pobres espalhados pela face da terra... e fico
feliz porque tu não te importas com as aparências; só olhas para o interior das
criaturas. Sei que em tua vida estarás sempre preocupado conosco e ensinará ao
mundo o amor aos necessitados. Os que te seguirem aprenderão a dar o pão a quem
tem fome e água a quem tem sede. Eles saberão que as palavras de vida eterna são
sempre completadas com as boas obras, porque de nada vale um amor só de
palavras. (Ajoelha-se também junto aos demais.)
TODOS – "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!"
PAZ – Eu represento a paz, meigo menino. Tenho o branco da paz, que nunca faltará
em teu caminho porque tu és mesmo a maior mensagem de paz que o mundo já
recebeu! Os anjos falaram de paz no momento eterno para a humanidade, quando tu
nasceste. O teu nome será sempre exaltado por ser o maior exemplo de paz. Que
todos os seres humanos possam seguir as tuas pegadas no ideal de semear sempre o
amor e a paz!(Ajoelha-se)
SÁBIO – Eu também quero participar do Natal. Estou representando os cientistas, os
grandes descobridores. Também os matemáticos e intelectuais de todo os tempos.
Quero conhecer-te menino Jesus, porque ainda que eu tentasse demonstrar, através
da ciência, e provar o contrário, tu permanecerias a maior procura de toda a
humanidade. Os sábios pretendem conhecer todos os mistérios da terra, mas sem ti,
desconhecem os caminhos da paz, da fé, e do amor verdadeiro, que conduzem ao
Céu.(Coloca-se também de joelhos.)
CRISTÃ – Salve, Rei de Israel! Serei tua seguidora, uma cristã. Aprenderei o desapego
das coisas materiais e o amor do próximo. Tomarei cada dia a minha cruz e não
levarei bolsa nem alforge quando sair pelos caminhos anunciando as boas novas de
salvação. Serei como Maria, a irmã de Marta, que preferiu sempre a tua companhia às
preocupações e à pressa. Terei a audácia de Paulo e o fervoroso amor de Pedro, o
pescador de almas. Serei corajosa como João em Patmos e simples como Maria, a mãe!
O meu pedido será sempre o mesmo: "Ensina-me a fazer o que queres que eu
faça".(Ajoelhas-se)
REI, PAZ e PASTOR, de pé – O Natal eterno nasce todo dia no coração da gente,
quando aceitamos a Jesus Cristo, o Rei nascido numa manjedoura em Belém!
NATUREZA, de pé – E esta é a história do Natal, a mais bonita história de todos os
tempos!
TODOS, de pé, alegremente, em torno da manjedoura – Mas Natal são todos os dias
do ano, quando se aceita a bela mensagem em forma de criança nascida um dia na
manjedoura, em Belém!
BLOG LETRAS SANTAS
www.letrassantas.blogspot.com
ERA UMA VEZ O NATAL
Uma peça / Jogral de natal
NARRADOR (A), moça, rapaz ou criança com túnica
comprida, de cor viva, e manto de cor diferente nos ombros. Lerá o texto num rolo,
como pergaminho.
ANJO, moça ou criança vestida de branco acetinado (túnica) e com uma tira feita com
cartolina e laminado, contornando a cabeça.
PAZ, moça vestida de branco, cabelos soltos, uma flor branca nos cabelos e em uma
das mãos.
REI MAGO, rapaz ou criança usando comprida túnica amarelo-vivo. Coroa feita com
cartolina e laminado. Manto vermelho, com colagens de laminado pregado nos
ombros.
PASTOR, criança ou rapaz usando túnica comprida, de tecido surrado. Manto de estopa
nos ombros. Cajado.
POBRE, mulher pobremente vestida à moda antiga ou atual. Cabelo em desalinho.
CRISTÃ, usando túnica de cor azul-claro, manto de outra cor suave.
NATUREZA, adolescente vestida de túnica verde. Faixas de diversas cores amarradas à
cintura. Flores diversas nos cabelos.
SÁBIO, rapaz com túnica de cor muito viva. Cordinha amarrada à cintura, trará nas
mãos uma luneta feita com a cartolina e as lentes em papel transparente.
Todos, menos o rei mago, estarão descalços para dar maior agilidade à personagem.
CENÁRIOS – Uma estrela feita em material brilhante, acima do lugar onde deverá estar
uma manjedoura vazia.]
MÚSICA E ILUMINAÇÃO – Criação do grupo.
Entram todos de uma só vez, sob música suave.
TODOS, de mãos dadas – Nós estamos aqui para contar uma bonita história. A mais
bonita de todos os tempos.(Sorrindo) Era uma vez o Natal!
NARRADOR(A), destaca-se e lê o pergaminho – "Ora, havia, naquela comarca,
pastores que estavam no campo e guardavam, durante a vigília da noite, os seus
rebanhos. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles e a glória do Senhor os cercou
de grande resplendor, e eles tiveram grande temor. E o anjo lhes disse:
ANJO, com o braço estendido para o alto – "Não temais, porque eis que aqui vos trago
novas de grande alegria que será para todo o povo! Pois na cidade de Davi vos nasceu
hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor. E isto vos será por sinal; achareis o menino
envolto em panos e deitado numa manjedoura."
TODOS, com os braços para o alto – "Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa
vontade para com os homens!"
NARRADOR(A), continua lendo – "E depois que os anjos se ausentam para o Céu, os
pastores disseram uns para os outros: ‘Vamos, pois até Belém e vejamos isso que o
Senhor nos fez saber’. E foram apressadamente e acharam Maria, José, e o menino
deitado numa manjedoura. E depois que o viram, divulgaram a palavra que acerca
dele lhes fora dita."
MAGO E PASTOR – "Onde está o que é nascido rei dos judeus, porque vimos a sua
estrela e viemos a adorá-lo?"
PASTOR, chegando bem perto da manjedoura – sou um dos pastores a quem o anjo
avisou, lá no campo, do seu nascimento. O nosso coração encheu-se de temor mas,
logo também de uma imensa alegria! Tu és o esperado de todas as nações. O
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz! Deus seja louvado por
tua presença entre nós. (Ajoelha-se junto à manjedoura e permanece em estático.)
REI MAGO – Sou rei, vindo do Oriente e represento todos os reis da terra! É pena,
menino, que virão dias em que os reis não o procurarão mais, sempre ocupados que
estão com os tesouros da terra, que traça e a ferrugem corroem; eles estão
esquecidos do grande tesouro espiritual que devemos acumular no Céu; preocupados
com suas riquezas, desconhecerão que ser um seguidor da estrela do Oriente é a
decisão mais acertada na vida de qualquer pessoa. Glorificado sejas para sempre, Rei
dos reis, Senhor dos senhores!(ajoelha-se e permanece.)
NATUREZA – Estou muito feliz, menino Jesus, por participar também do teu Natal! Eu
represento a natureza. Trago comigo, em tua homenagem, os mais dourados pores-do-
sol e as mais lindas noites enluaradas. Tu menino, és muito mais bonito do que todas
as estrelas que brilham no céu e a tua voz é mais doce que o canto suave das ondas
da praia. Ofereço-te o verde perfumado de todas as árvores e o mágico colorido de
todas as flores. Sei que tu falarás sempre da natureza, lembrando o vento que sopra
onde quer, os pássaros, os lírios dos campos... O teu brilho para a humanidade trará a
grande luz espiritual para todos os que desejam buscá-la. (Ajoelha-se, como Maria, a
adorar o menino – imaginável)
TODOS – Jesus é a luz do mundo. Quem o segue jamais andará em trevas.
MULHER POBRE, sem jeito e próximo à manjedoura – Desculpe, menino Jesus, por eu
vir assim, tão mal vestida, para a grande festa de Natal. Mas eu não tenho mesmo
uma roupa melhor. Represento todos os pobres espalhados pela face da terra... e fico
feliz porque tu não te importas com as aparências; só olhas para o interior das
criaturas. Sei que em tua vida estarás sempre preocupado conosco e ensinará ao
mundo o amor aos necessitados. Os que te seguirem aprenderão a dar o pão a quem
tem fome e água a quem tem sede. Eles saberão que as palavras de vida eterna são
sempre completadas com as boas obras, porque de nada vale um amor só de
palavras. (Ajoelha-se também junto aos demais.)
TODOS – "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!"
PAZ – Eu represento a paz, meigo menino. Tenho o branco da paz, que nunca faltará
em teu caminho porque tu és mesmo a maior mensagem de paz que o mundo já
recebeu! Os anjos falaram de paz no momento eterno para a humanidade, quando tu
nasceste. O teu nome será sempre exaltado por ser o maior exemplo de paz. Que
todos os seres humanos possam seguir as tuas pegadas no ideal de semear sempre o
amor e a paz!(Ajoelha-se)
SÁBIO – Eu também quero participar do Natal. Estou representando os cientistas, os
grandes descobridores. Também os matemáticos e intelectuais de todo os tempos.
Quero conhecer-te menino Jesus, porque ainda que eu tentasse demonstrar, através
da ciência, e provar o contrário, tu permanecerias a maior procura de toda a
humanidade. Os sábios pretendem conhecer todos os mistérios da terra, mas sem ti,
desconhecem os caminhos da paz, da fé, e do amor verdadeiro, que conduzem ao
Céu.(Coloca-se também de joelhos.)
CRISTÃ – Salve, Rei de Israel! Serei tua seguidora, uma cristã. Aprenderei o desapego
das coisas materiais e o amor do próximo. Tomarei cada dia a minha cruz e não
levarei bolsa nem alforge quando sair pelos caminhos anunciando as boas novas de
salvação. Serei como Maria, a irmã de Marta, que preferiu sempre a tua companhia às
preocupações e à pressa. Terei a audácia de Paulo e o fervoroso amor de Pedro, o
pescador de almas. Serei corajosa como João em Patmos e simples como Maria, a mãe!
O meu pedido será sempre o mesmo: "Ensina-me a fazer o que queres que eu
faça".(Ajoelhas-se)
REI, PAZ e PASTOR, de pé – O Natal eterno nasce todo dia no coração da gente,
quando aceitamos a Jesus Cristo, o Rei nascido numa manjedoura em Belém!
NATUREZA, de pé – E esta é a história do Natal, a mais bonita história de todos os
tempos!
TODOS, de pé, alegremente, em torno da manjedoura – Mas Natal são todos os dias
do ano, quando se aceita a bela mensagem em forma de criança nascida um dia na
manjedoura, em Belém!
BLOG LETRAS SANTAS
www.letrassantas.blogspot.com
domingo, 13 de novembro de 2011
Matemática dos navegantes!
Proclamação da república e Dia da Bandeira
Estas duas datas são comemoradas no mês de novembro e podem ser trabalhadas em sala de aula com recursos criativos
Em novembro comemoramos duas datascívicas brasileiras presentes no conteúdo programático das escolas: a proclamação da república, no dia 15, e o Dia da bandeira, no dia 19. Ainda que estudadas mais profundamente somente apartir do 4 ano do ensino fundamental I, as datas podem ser retratadas e transmitidas às crianças com recursoscriativos. O importante é sensibilizar o aluno para o acontecimento histórico.
Fonte: Trabalhos pedagógicos.
Salve a Bandeira Nacional!
Desenhada por Décio Vilares, a bandeira Nacional foi intituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da Republica. Suas formas e coresforam idealizadas por importantes personalidades politicas e culturais da época como Marechal Deodoro da Fonseca,Augusto Comte, Benjamim Constant e Jean-Baptiste Debret. Em um primeiro momento, as quatro cores representadas na bandeira simbolizavam as famílias reais descendentes de D. Pedro I, idealizador da bandeira do Império. Com o tempo, os significados foram contextualizados e a bandeira passou a representar nossas matas(verde), nosso ouro e riquezas minerais (amarelo), o céu (azul) e a paz (branco).
Fonte: Célia Naumann
Assinar:
Comentários (Atom)