TEMA
O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.
SUB TEMA: É tempo de ler.
PROBLEMÁTICA
Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados?
JUSTIFICATIVA
A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Para Feud Linard “num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na tória de Vygostsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de pares mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir.
•Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras desertando o gosto, prazer e interesse pela leiturapor meio da realização do Tempo de Ler.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Envolver a família nas práticas de leitura;
•Colocar o aluno em contato com variados livros;
•Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
•Resgatar a atenção da família para com a criança;
•Motivar o aluno a querer ler;
•Desenvolver a paixão por livros;
•Promover a aproximação aluno, escola e família;
•Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;
METODOLOGIA
Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.
As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.
A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.
Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história.
Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.
RECURSOS
Humano; livros; textos diversos; sacola do projeto; músicas; som; TV; papel diversos; CD; DVD; tesoura;
tinta; lápis de cor; fantoches; cola; caracterização de personagem
DURAÇÃO
30 de Maio a 14 de Novembro
AVALIAÇÃO
Será feita por meio das fichas de acompanhamento mensal que juntamente com a coordenação pedagógica da escola será feita discursões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá uma avaliação geral com a presença da família
REFERÊNCIAS
NOVA Escola. A revista de quem educa. Edição Especial LEITURA. Nº18. Abril, 2008.
RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou Aprender? Emília Ferreiro e a alfabetização. 2. ed. Campinas, SP: Papirus,1999.
ANEXOS - PROJETO DE LEITURA
TEMA O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.
SUB TEMA É tempo de ler.
1. CONTROLE DE ENVIO DE LIVROS
(tabela de três colunas com DATA/ NOME DO LIVRO/ ALUNO
2. FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!
QUEIRA POR GENTILEZA LER E ESCOLHER A OPÇÃO QUE RESPONDE A QUESTÃO.
NOME DE SEU FILHO ________________________________________________
Como você considera o ato de ler semanalmente para seu filho?
GRATIFICANTE ( ) CANSATIVO ( ) MARAVILHOSO ( ) MUITO BOM ( ) MUITO TRABALHOSO ( ) OUTROS ( ) o quê? _______________________
Foi difícil fazer a leitura para seu filho?
NÃO ( ) FOI SÓ UM POUCO ( ) FOI MUITO DIFÍCIL ( )
Seu filho quis ouvir as histórias?
UMA SÓ VEZ ( ) MAIS DE UMA VEZ ( )
Você somente leu as histórias?
SIM, SOMENTE LIR ( )
FIZ A LEITURA E TAMBÉM CONVERSEI SOBRE A HISTÓRIA ( )
FIZ A LEITURA E PEDIR QUE ELE RECONTASSE ( )
Seu filho tem pedido que você leia para ele, mesmo quando não vai livro do projeto?
NÃO ( ) SIM ( ) ÀS VEZES ( ) DIARIAMENTE ( )
Como você considera a idéia de enviar um livro para leitura em família?
PERCA DE TEMPO ( ) MOTIVADORA PARA A CRIANÇA ( ) DESGASTANTE PARA OS PAIS QUE TEM QUE LER PARA OS FILHOS ( ) REGULAR POIS NÃO É UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA POIS EXIGE MUITO DOS PAIS ( ) OUTRA OPINIÃO ( ) qual? __________________________________________________________
Deixe aqui registrada a sua opinião, crítica ou sugestão. ____________________________________________________________________
_________________________________________
Assinatura do Pai, Mãe ou Responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário