domingo, 22 de junho de 2014

Atividades desenvolvidas com minha turma de 2º período

Atividades realizadas pelo alunos do "CEIM Irmã Scheila", imagem autorizada pelos pais no ato da matricula.
 
Cartaz - poesia
 
Leitura com a família

 
Jogos









 
 

Leitura com a família




Projeto Copa 2014 para Educação Infantil

Objetivos• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
• Ressaltar a importância do nosso país em sediar a Copa.
• Ressaltar os prejuízos.

Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que você achou de ter o Brasil com sede da Copa?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
Temas Transversais
Ética e cidadania

Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre. Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).

Pluralidade cultural
Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. Trabalhar a cultura brasileira, seus povos, costumes...

Sensibilização
Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca
- Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
O Jogo de Bola
A bela bola rola,
A bela bola do Raul.
Bola amarela, a da Arabela,
A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul,
A bola é mole, é mole e rola,
A bola é bela, é bela e pula,
É bela, rola, pula, é mole, é amarela, azul,
A de Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul!

- Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
- Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Artes
Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa. 


Educação Física
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.

Português - O Hino Nacional
•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Música da Copa;
•Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
•Livros de literatura infantil;
•Entendimento e ilustração;
•Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
•Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase ao Brasil, já que estamos sediando-a mesma.
•Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;

Matemática
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Os reservas da seleção (função)
•Agenda da copa
•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.

História e Geografia
•História das Copas
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas de cada país. (usos e costumes)
•Localização no mapa da sede da Copa. Onde será realizados os jogos no Brasil?
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
•Retrospectiva das Copas

Ciências
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
•O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos);
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
•Montar com as crianças um cardápio;
•Cuidados com os fogos e balões.

Conclusões
•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
•Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.

Como montar um plano de aula

Planejar nem sempre é algo fácil. Muita gente encontra grandes dificuldades quando precisa montar seu próprio planejamento. Aprenda como montar seu próprio plano de aula com este passo a passo.

Olá!
Muita gente quando se depara com a necessidade de apresentar seus próprios planos de aula fica sem saber o que fazer. Apresentamos aqui nesta postagem um esqueleto de um planejamento simples, que vai te ajudar a montar seus próprios planejamentos.
Por este exemplo, você vai poder criar os seus próprios planejamentos, adaptando-o a qualquer tema trabalhado.

1. TEMA 
Em primeiro lugar você precisa de um tema, relacionado ao conteúdo trabalhado. Escolha um tema simples, de acordo com a disciplina em pauta.

2. TURMA
Aqui você precisa identificar sua turma, para poder aplicar o conteúdo adequado para esta faixa etária, de acordo com suas necessidades e dificuldades.

3. DURAÇÃO
Aqui você precisa determinar a duração do seu plano de aula. Este tempo vai variar de acordo com a necessidade de aplicação de cada uma das atividades propostas.

2. OBJETIVOS
Qual são os objetivos desta aula? O que você pretende ensinar com ela? Alguns exemplos de objetivos que podem ser aplicados em seu planejamento:
- Mostrar as diferentes formas de linguagens;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Trabalhar o respeito ao próximo e amizade;
- Trabalhar a linguagem oral, atenção, e criatividade;
- Desenvolver/Estimular a motricidade fina;
- Experimentar e desenvolver atividades manuais;

3. CONTEÚDOS
Aqui você vai especificar o o conteúdo ligado ao seu planejamento escolar. Exemplo: coordenação motora, formação humana, natureza e sociedade, leitura e comparação de números, linguagem, etc.

5. RECURSOS
Quais os materiais você vai utilizar no seu planejamento? Cite aqui todos os possíveis materiais necessários para a aplicação do seu plano de aula. Exemplo: lápis de cor e giz de cera, TV e DVD, massinha, tinta e meleca, revistas, livros, sucata, rótulos de embalagens e outros.

6. DESENVOLVIMENTO
Aqui você vai explicar como será aplicado o seu plano de aula, passo a passo. Proponha todas as atividades, brincadeiras, jogos, como irá utilizar os recursos escolhidos. Você pode explicar isto acrescentando alguns tópicos na ordem correta de como será o desenvolvimento. Exemplo: 
- Acolhimento
- Música para recepção
- História com livro
- Vídeo
- Recontação com fantoches
- Rodinha de conversa
- Lanchinho
- Oficina
- Despedida


Como realizar algumas atividades propostas


Acolhimento - Receba os alunos com abraços e beijos, desejando-lhe boas vindas. Aqui você pode identificar cada um com crachás para uma melhor apresentação e já trabalhar as letras do alfabeto. Uma música bem alegre, já relacionada ao tema trabalhado é muito sugestiva também para este momento introdutório. 

História com livro (nome do livro) - Se você tem um livro que vai trabalhar no seu planejamento agora é a hora de sentar toda a turminha e começar a trabalhar o livro. Apresente o livro de forma criativa e cativante, falando dos personagens. Você pode fazer uma leitura dinâmica com acompanhamento pelos alunos (um livro para cada um) ou também distribuir xerox do livro. Outras sugestões criativas: fantoches e dedoches dos personagens, recontação da história, dramatização... 

Vídeo (nome do vídeo) - Um vídeo relacionado ao tema ou filme pode ser aplicado de forma lúdica aqui. Que tal organizar uma rodada de filme e pipoca?

Rodinha de conversa - Sentar com a turminha no chão, na sala ou ao ar livre, para discutir o tema trabalhado. Fale sobre o livro, sobre o vídeo, sugerindo outro fim para a história, o que elas pensam sobre o assunto, o que fariam a respeito. Instigue questões e espere com calma as resposta, respeitando cada uma delas e incentivando os amiguinhos a fazer o mesmo.

Intervalo e lanche - Prepare com antecedência um saboroso lanche que pode também ser relacionado ao tema. Alimentos divertidos são uma ótima opção!

Oficina de sucata - Esta é uma ótima dica para ser acrescentada ao todos os projetos e planos de aula. Nela você pode confeccionar lembrancinhas com os alunos relacionadas ao tema trabalhado usando reciclagem de vários materiais e sucata. 

Despedida - Despedir cada aluno com carinho, atenção e alegria é muito importante. Só assim eles se sentirão amados e terão vontade de voltar no outro dia, o que tornará suas aulas mais dinâmicas. 

7. AVALIAÇÃO
 Qual foi sua meta? Ela foi alcançada? Avaliar cada criança durante o processo de ensino e aprendizagem é muito importante. Todos devem ser avaliados quanto à capacidade de comunicação, reações em cada atividade, como cada um reagiu diante às situações e aos desafios propostos, a interação individual de cada um com os colegas, anotando tudo que foi falado na roda de conversa com muita atenção. Algumas dessas informações, poderá ser muito útil para o portfólio de seus alunos. 

Planejamento anual para Berçário

Oi gente!!!

Estamos aqui para te auxiliar com a turminha do berçário. Para isto nada melhor do que compartilhar com vocês um Planejamento anual para esta fase, que é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão. Todas estas (re) ações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.

Objetivos
  • Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
  • Trabalhar capacidades expressivas;
  • Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
  • Desenvolver formas alternativas de locomoção;
  • Relação de independência com o ambiente vivido;
  • Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
  • Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
  • Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras
Conteúdos
  • Cuidados básicos de higiene e saúde;
  • Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de imitação” 
  • Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
  • Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc; 
  • Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
  • Estimulação tátil, através de carícias e afago;
  • Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
  • Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
  • Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
  • Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
  • Músicas com gestuais e cantigas de roda;
  • Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
  • Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
  • Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
  • Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
Movimento
  • É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da locomoção;
  • Oportunizar atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
  • Explorar o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
  • Exploração do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação de dentes e lavagem das mãos;
  • Atividades que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no espelho;
  • Mímicas faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias, etc;
  • Brincadeiras de roda ou de danças;
Avaliação
A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.

Música
  • A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio. 
  • Exploração de materiais e a escuta de obras musicais;
  • Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
  • Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
  • Ouvir e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
  • Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Avaliação
A avaliação na área da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da melodia.

Artes Visuais
  • Ao final do primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos.
  • Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
  • Observação e identificação de imagens diversas;
Avaliação
A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na exploração de diversificados materiais e a possibilidade de expressar-se através dele.

Linguagem oral e escrita
  • As brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo. Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma comunicação. 
  • Uso da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações sociais presentes no dia-a-dia;
  • Observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas, etc;
  • Participação em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
Avaliação
A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar e a exploração de materiais escritos, interação verbal em conversas com seus pares, audição de histórias, etc.

Natureza e Sociedade
  • É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. 
  • Brincadeiras vinculadas a cultura;
  • Exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais areia, etc);
  • Interação social para a construção de uma visão de mundo natural significativa; 
Avaliação
A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da observação e manipulação de objetos. 

Matemática
  • Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das idéias matemáticas. 
  • Utilização de contagem oral de números em músicas, jogos cantados, brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão presentes no cotidiano;
  • Comunicação de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
  • Observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
  • Utilização de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
Avaliação
Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em observação e registro considerando que a aprendizagem de noções matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer ideia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração dos espaços pela criança desta idade.

fonte: Gente miuda