Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Viajando no mundo do-faz-de-conta

Hoje, foi a culminância do projeto na escola. Todos os professores e alunos se envolveram e apresentaram trabalhos maravilhosos.
Parabéns a todos.







































domingo, 10 de novembro de 2013

SUGESTÃO DE RELATÓRIO BIMESTRAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

a) Adaptação Escolar
A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?
b) Coordenação Motora Geral
Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?
c) Linguagem Oral
Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente?
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?
d) Natureza
Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?
e) Sociedade
Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?
f) Artes
Tem interesse em fazer atividades de artes?
É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?
g) Matemática
Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?
h) Aspectos Emocionais
É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motiv o?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequencia?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?
i) Aspectos Sociais
Éuma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?
j) Em Classe
Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola?
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?
Fonte: CMEI DJBMA

Dicas de como poupar a voz em sala de aula

Elaborado por: Profa.Lorena Costa Rosa 
Procure controlar a disciplina das crianças com mudanças de atividades ou condutas e não com gritos. Preste atenção nas dicas:


  • Aproxime-se dos alunos para dar ordens, use apitos, assobios, bater palmas para chamar a atenção, dirija-se sempre para um específico canto da sala quando quiser silêncio, abaixe o tom da voz até que seja necessário que eles precisem observar o que está falando (leitura labial).
  • Faça os alunos mexerem de vez em quando, troque de lugar as famosas “panelinhas”.
  • Caminhe pela sala de aula enquanto explica a matéria.
  • Se possível use aulas expositivas.
  • Use a pontuação como sua aliada, dê pontos de conceito.
  • Incentive a participação dos alunos, com isso as aulas serão mais dinâmicas e você poupará a voz.
  • Faça círculos na sala de aula.
  • Faça-os trabalharem em grupo ou em dupla.
  • Se estiverem inquietos, dê dois minutos para fazerem o que quiserem.
  • Se necessário falar com um aluno específico, dirija-se a ele.
  • Não fale fora do seu tom habitual (mais agudo ou mais grave).
  • Quando estiver escrevendo no quadro negro, evite falar olhando para a classe, isso provoca mau posicionamento da laringe.
  • Se possível adote um microfone.
  • Mantenha na sala de aula uma garrafa com água (temperatura ambiente) e beba sempre que possível. E não se esqueça, é necessário que se consuma de seis a oito copos de água por dia.
  • Evite ambientes com ar condicionado.
  • Use roupas confortáveis (roupas apertadas inibem a respiração e podem atrapalhar a postura).
  • Utilize pano úmido para apagar o quadro, o pó de giz causa irritação.
  • Fique atento à postura corporal, quando incorreta sobrecarrega a musculatura da laringe.
  • Não fume e evite fumar e permanecer em ambientes de fumantes.
  • Realize o aquecimento e o desaquecimento vocais, orientados pelo seu fonoaudiólogo.
  • Beba bastante água durante as aulas
  • Beba a água em pequenos goles de 15 em 15 minutos
  • Descubra um tom de voz para que possa falar sem grande esforço
  • Mantenha o corpo relaxado enquanto fala, principalmente a região do pescoço
  • Lembre-se de respirar o suficiente para completar o que quer dizer
  • Fale de frente para a classe, articule bem as palavras, deixe seu corpo falar também
  • Alimente-se bem, com qualidade, evitando longos períodos de jejum
  • Faça sempre repouso vocal entre uma aula e outra
  • Ordene as cadeiras em forma de meia lua para que recebam bem o som de sua voz (veja figura abaixo)
  • Não faça uso de drops, pastilhas ou sprays para melhorar a rouquidão
  • Nunca se automedique
  • Evite forçar a voz em outras atividades além de lecionar
  • Evite falar enquanto faz exercícios físicos
  • Evite choques térmicos (café quente e água gelada)
  • Jamais grite
  • Evite cigarro, álcool e drogas ilícitas
  • Opte por alimentos não congelados e pouco condimentados
  • Utilize recursos audiovisuais para poupar a voz
  • Evite falar muito quando estiver resfriado ou gripado
  • Não cante ou fale fora de seu tom
  • Não tente usar de forma profissional uma voz que não seja a sua, evite imitações.

FONTE: Revista Proteção
Related Posts with Thumbnails