Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Arca de ninguém - história narrada



Oficina Arca de ninguém

A escolha deste tema foi baseada na oportunidade de trabalhar a questão da diversidade, as diferenças entre os alunos e o respeito entre as crianças, e a partir do livro montaremos também as regras de convivência, os combinados da turma.

A partir do livro e através da oficina trabalharemos também conteúdos de português (reconhecimento e traçado do alfabeto/ identificação de letras iniciais das palavras/escrita dirigida de palavras/letras de músicas/diálogos/ quebra cabeças/produção de texto coletiva/ alfabeto móvel/leituras), de matemática (representação de quantidades/gráfico/quebra cabeça), de ciências (animais selvagens e domésticos/animais terrestres, aéreos, aquáticos/ moradias e hábitos dos animais), de artes (dobraduras/colagens/pinturas).

domingo, 26 de maio de 2013

PROJETO MEIO AMBIENTE.

PROFESSORA: Adriana Caroline da Crus


TURMA: 1ª Fase do 1º Ciclo

JUINA - MT

1 - Apresentação


A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica do país.Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação fundamental.


2 - Público Alvo


Este projeto é destinado a criança de 6 a 7 anos alfabetizadas cursando o 1ª fase do 1º ciclo do ensino fundamental.


3 - Duração

Este projeto tem a duração de 30 dias.

4 - Objetivos

Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;

Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
 
Estimular a leitura e a escrita;

Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);

Desenvolver a oralidade, a socialização;

 
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

5 - Metodologia

 
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.

6 - AVALIAÇÃO
 
Avaliar a participação e interesse dos alunos nas atividades propostas. Registrar os avanços da oralidade e da escrita. Compartilhar estes avanços com a comunidade escolar.


RELATO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


PROJETO MEIO AMBIENTE

Profª Adriana Caroline da Crus


Escola Estadual 9 de Maio


No período de 23 de setembro á 23 de outubro de 2009, apliquei com os alunos da 1ª fase do 1º ciclo, da Escola Estadual 9 de Maio, atividades previstas no Projeto Meio Ambiente, visando servir de conscientização e de incentivo à preservação do meio em que vivemos.


Comecei trabalhando com os alunos um vídeo com imagens variadas sobre o Meio Ambiente, contei uma história “O incêndio na floresta”, comentamos que cada um deve fazer a sua parte e mostramos a nossa Wiki, com o objetivo de que eles se interassem mais do assunto sobre o qual iríamos tratar.


Logo após, dividimos os alunos em pequenos grupos, para eles criassem uma historinha através de gravuras, sobre o Meio Ambiente. Os alunos puseram em prática sua criatividade e criaram historinhas simples, mas bem interessantes.


Resumindo, os alunos participaram efetivamente das atividades propostas, fazendo alguns comentários relevantes quando contamos a história. Foi comentado com os alunos que cada um deve fazer a sua parte na proteção ao Meio Ambiente, quando vários alunos disseram: “Por que a gente precisa fazer a nossa parte se tem um monte de gente que não faz a sua? Se ‘ele’ joga lixo no chão, eu também vou jogar!”.


Reafirmei que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso fizemos questão de que as crianças assimilassem bem isso.


Ao final do nosso trabalho, sentimos que fizemos a nossa parte, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.


Professoras autora: Adriana Caroline da Crus

 

sábado, 25 de maio de 2013

Festa Junina - Trabalhando com as músicas

No mês de junho, aproveite para trabalhar com o tema da Festa Junina.
São muitas atividades que podem ser desenvolvidas na alfabetização e também com os alunos que sabem ler e escrever, mas possuem dificuldades na leitura e escrita.

Para iniciar o tema, é necessário verificar os conhecimentos prévios dos alunos através de conversas e complementar com pesquisas sobre o assunto. É interessante registrar o que já sabem sobre Festa Junina, músicas, comidas típicas, brincadeiras, danças etc.

Pode-se trabalhar diversas atividades na alfabetização com as músicas juninas, dentre elas:

- ler no coletivo seguindo a música com o dedo;
- ler e procurar as palavras que a professora disser na música;
- a música fatiada (em versos) para colocar em ordem;
- o texto da música em lacunas para completar;
- a música com as palavras juntas para segmentá-las;
- escrita em duplas da música conhecida.

 
























Fonte:Net

terça-feira, 21 de maio de 2013

Plano de aula: Grau dos substantivos - aumentativo e diminutivo

 - Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo

Objetivos

1) Conhecer os mecanismos lingüísticos para a formação do aumentativo e diminutivo;

2) Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações de uso da língua;

3) Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo.

Comentário

Grau dos Substantivos é um tópico clássico no ensino fundamental, e pode abranger graus variados de complexidade, de acordo com o nível de ensino em que é trabalhado. De modo geral, é assunto bem recebido pelos alunos.

Material

Os textos Grau dos substantivos: Aumentativo - Quadro traz síntese do conceito e exemplos incomuns e Grau dos substantivos: Diminutivo - Quadro explica o conceito e traz exemplos inusuais podem servir de introdução ao tema.

Estratégias

1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura dos textos indicados no item anterior;

2) Depois da leitura, será feita uma gincana de aumentativos e diminutivos entre os alunos, com a contagem de pontos entre as equipes. Cada resposta correta valerá 1 ponto;

3) Criar um texto maluco usando dez aumentativos e outro usando dez diminutivos. Serão o Textão e o Textinho;

4) Voluntariamente, os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a classe ou pedir para que o professor o leia;

Atividades

1) Uma vez estabelecidos os pressupostos teóricos a respeito do grau dos substantivos, a critério de professor podem ser desenvolvidas diversas atividades para fixação do conteúdo;

2) Pode ser realizado um debate sobre o uso do grau dos substantivos, relacionando-o com os gêneros textuais. Pode-se discutir a propriedade do uso de aumentativos ou diminutivos num texto jornalístico ou científico, por exemplo. É interessante que os alunos contribuam livremente com exemplos e opiniões, para enriquecer a discussão.

Sugestões

As propostas do Textão e Textinho podem servir como aquecimento para uma aula mais detalhada sobre graus do substantivo, que explique o grau analítico e sintético e o modo comum de a língua produzir seus aumentativos e diminutivos.

Os alunos também podem pesquisar e anotar em uma caderneta todos os aumentativos e diminutivos ouvidos durante os dias que antecedem a aula, discutindo posteriormente o uso, o contexto e o valor expressivo desses vocábulos.
 















Related Posts with Thumbnails